13 de maio: a luta contra o racismo continua!
Nesta sexta-feira (13), o Brasil completa 134 anos da abolição da escravatura. Uma abolição tardia que, além de ter ofuscado os profundos esforços e as lutas de negros e negras pela liberdade ampla, não contemplou essa população com direitos básicos para reintegração social, política e econômica.
O dia após 13 de Maio de 1888, quando foi assinada a Lei Áurea, está sendo muito longo, afinal, há mais de um século o racismo estrutural corrói toda e qualquer possibilidade de emancipação da população negra e parda do nosso país.
Os resquícios da escravatura ainda podem ser vistos na atualidade: genocídio, crimes de ódio, desemprego, trabalho precarizado e a permanência do trabalho análogo à escravidão ainda atingem em cheio negros e negras do Brasil.
E nós, enquanto sindicalistas e trabalhadores, devemos entender que NÃO BASTA SER CONTRA O RACISMO. É PRECISO SER ANTIRRASCISTA! Combater a descriminação racial e a desigualdade trabalhista, que afeta os negros e negras todos os dias, também é bandeira do nosso Sindicato.
O dia 13 de maio é de luta e de combate ao racismo!
Foto de abertura: Tomaz Silva / Agência Brasil