13 de Maio: Um Dia de Reflexão e Luta Contra o Racismo

No dia 13 de maio, celebramos a assinatura da Lei Áurea, que marcou o fim oficial da escravidão no Brasil. No entanto, essa data também deve ser um momento de reflexão sobre os desafios que a comunidade negra ainda enfrenta em nossa sociedade.

Desafios da Comunidade Negra:
Mesmo após mais de 130 anos da Abolição, o racismo estrutural continua presente no dia a dia dos brasileiros negros. Eles enfrentam dificuldades para encontrar emprego, são vítimas de violência policial e sofrem com a falta de oportunidades.

As mulheres negras, em particular, são ainda mais vulneráveis. Elas estão sujeitas à dupla discriminação, por serem negras e mulheres, e são vítimas frequentes de violência doméstica, assédio moral e assédio racial.
Luta por uma Sociedade Mais Justa:

O Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista se junta à luta contra o racismo e se compromete a:

• Combater o racismo no ambiente de trabalho: Trabalhamos para garantir um ambiente de trabalho livre de discriminação racial e promover a igualdade de oportunidades para todos os trabalhadores.
  • Apoiar a comunidade negra: Apoiamos iniciativas que visam promover a inclusão social e o empoderamento da comunidade negra.
  • Cobrar políticas públicas: Cobramos das autoridades políticas a implementação de políticas públicas que combatam o racismo e promovam a igualdade racial.

É importante lembrar que a luta contra o racismo é uma luta de todos nós. Só construiremos uma sociedade verdadeiramente justa e igualitária quando todos os brasileiros, independentemente de sua raça ou cor, tiverem os mesmos direitos e oportunidades.

Neste 13 de Maio, convidamos todos os trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicas a se unirem na luta contra o racismo.

Juntos, podemos construir um futuro mais justo e igualitário para todos!

Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista