Faça sua declaração do Imposto de Renda no Sindicato a partir desta quarta, dia 15
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 começa nesta quarta-feira (15) e vai até 31 de maio. Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022 é obrigado a declarar o IR em 2023, assim como outros casos específicos.
Você pode fazer sua declaração do Imposto de Renda no Sindicato. De segunda a sexta, das 8 às 19 horas e aos sábados, das 8 horas ao meio dia.
O cronograma de vencimento das cotas começa em 10 de maio e termina em 28 de dezembro. As restituições serão pagas em cinco lotes a partir de 31 de maio.
É importante ficar atento aos documentos necessários para realizar a declaração, como comprovantes de rendimentos, de despesas médicas e educacionais, de bens e direitos, entre outros. Lembre-se de que o não cumprimento das obrigações fiscais pode gerar multas e outras penalidades.
Portanto, se você se enquadra em alguma das situações obrigatórias para declarar o Imposto de Renda 2023, é fundamental ficar atento aos prazos e às regras estabelecidas pela Receita Federal para evitar problemas futuros.
A Receita Federal tem intensificado a fiscalização, utilizando tecnologias e cruzamento de dados para verificar a veracidade das informações prestadas pelos contribuintes. Por isso, é fundamental que todas as informações prestadas na declaração estejam corretas e de acordo com a realidade.
Por fim, vale ressaltar que existem algumas despesas que podem ser deduzidas no Imposto de Renda, como gastos com saúde, educação, previdência privada, pensão alimentícia, entre outras. Por isso, é importante conhecer essas possibilidades e utilizar as deduções de forma estratégica para reduzir a base de cálculo do imposto.
Você pode esclarecer suas dúvidas no Sindicato.
Veja abaixo o cronograma de vencimento das cotas:
Até 10/5 – Opção pelo débito automático da 1ª cota ou cota única;
Até 31/5 – Vencimento da 1ª cota ou cota única;
Último dia útil de cada mês, até a 8ª cota em 28/12 – Vencimentos das demais cotas.
Restituição
Neste ano, as restituições do Imposto de Renda serão pagas em cinco lotes a partir de 31 de maio. Veja as datas dos pagamentos:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro
FOTO DE ABERTURA: pixabay