Trabalhadores na Dexco aprovam acordo coletivo

Em assembleia realizada na tarde da segunda-feira, dia 5, os trabalhadores da Dexco aprovaram por unanimidade o Acordo Coletivo de Trabalho. Esse acordo garante as mesmas condições da Convenção Coletiva de Trabalho dos demais metalúrgicos da região.

O principal impasse entre a empresa e o sindicato estava relacionado ao adicional noturno de 35%. A empresa insistia em aplicar apenas 20% de adicional, conforme estipulado pela legislação, apesar de conceder um aumento salarial de 6% para a maioria dos trabalhadores. O sindicato, por sua vez, não aceitou a redução do adicional. Após intensas negociações, a empresa cedeu às reivindicações do sindicato e manteve todos os direitos do acordo anterior.

Além disso, concedeu um aumento de 6% para os trabalhadores que ganham até R$ 7.000,00 e de 5,5% para aqueles que ganham acima desse valor, com efeito retroativo a partir de 01/11/23. Todas as cláusulas sociais foram mantidas, e o adicional noturno foi restaurado para 35%, com a empresa indenizando a diferença dos últimos meses. O acordo tem validade de dois anos, até 31/10/2025.

A assembleia terminou sob aplausos dos trabalhadores, celebrando a vitória da persistência e da união.

Participaram da assembleia os diretores Rosemary Prado, Willian Reis, Elisangela Garcia, que foi apresentada como integrante da Chapa 1, e Luís Carlos (Lú).

Os diretores aproveitaram a oportunidade para convocar os associados a votarem na Chapa 1 nos dias 21 e 22 de agosto, em prol da continuidade das lutas e conquistas.