Bispo Dom Vicente Costa apoia mobilizações contra reformas
O bispo diocesano, Dom Vicente Costa, recebeu uma comissão do Movimento Intersindical Unificado de Jundiaí e região, na sexta-feira (7) para demonstrar apoio e solidariedade aos sindicatos e movimentos sociais que lutam contra a austeridade do governo com a retirada histórica de direitos.
A urgência inquestionável em se barrar as reformas impostas pelo governo Temer tornou-se posição oficial de vários segmentos do Brasil, a exemplo da CNBB , Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, que neste mês publicou documento apoiando as mobilizações populares contra o desmonte da Previdência e a terceirização irrestrita.
Dom Vicente Costa disse que reformas tendem a penalizar população mais pobre.
O bispo destacou a nota oficial divulgada pela CNBB no dia 23 de março, pedindo auditoria no caixa da Previdência e amplo debate com a sociedade.
“Nenhuma solução para equilibrar um possível déficit pode prescindir de valores éticos-sociais e solidários. Na justificativa da PEC 287/2016 não existe nenhuma referência a esses valores, reduzindo a Previdência a uma questão econà´mica”, diz a nota.
A citação termina com a referência explícita do papa ao tema previdência: “Não falte o direito à aposentadoria, e sublinho: o direito ”” a aposentadoria é um direito! ”” porque disto é que se trata”.
Para Dom Vicente, o correto seria o governo taxar as empresas que devem à Previdência Social. “Estamos unidos com a CNBB nessa causa justa contra reformas que tendem a penalizar a população e, principalmente, os mais pobres”, disse.
O Movimento Intersindical de Jundiaí e região, representado por Fé Juncal, presidente da Associação dos Aposentados, Douglas Yamaga e Natalício Gomes, presidente e diretor do Sindicato dos Bancários, e Wilson Med, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, fará reunião com as lideranças das pastorais da Diocese de Jundiaí em maio com o objetivo de ampliar o debate de divulgar informações precisas sobre as reformas.
No próximo dia 28, o Movimento se une à greve geral organizada pelas centrais sindicais de todo o país.
0 Comments
No comments!
There are no comments yet, but you can be first to comment this article.