Caé apresenta projeto que cria Selo da Empresa Amiga do Trabalhador com Deficiência
O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos e vereador (PT), Natanael Onofre Matias (Caé), apresentou na tarde desta quinta-feira (1) o projeto de lei que cria o Selo Municipal de Empresa Amiga do Trabalhador com Deficiência. “O Selo é um reconhecimento da responsabilidade social da empresa”, disse Caé.
Pela Lei Federal 8.213/91, empresas com 100 ou mais funcionários são obrigadas a destinar de 2 a 5% das vagas a pessoas com deficiência.
Pelo projeto de lei, as empresas que cumprirem a Lei Federal e, ainda, proporcionarem treinamento para qualificação destes trabalhadores, ganharão o “Selo Municipal de Empresa Amiga do Trabalhador com Deficiência”, um certificado que deverá ser entregue pelo Prefeito em solenidade no Dia do Trabalhador.
“O Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo estuda, há algum tempo, ações conjuntas que possam ampliar a oferta de vagas para pessoas com deficiência na cidade. à‰ este o objetivo deste projeto”, disse o vereador.
Caé esteve com Reinaldo Fernandes, coordenador dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Prefeitura Municipal de Jundiaí para acertar detalhes do projeto. “Se todos fizessem o que você fez, seria perfeito”, elogiou o coordenador.
Reinaldo explicou que o selo vai provocar uma discussão mais profunda na sociedade e exigir que as empresas façam a requalificação profissional das pessoas com deficiência. “Hoje, as empresas olham a deficiência e não a pessoa”.
LEIA MAIS
Na Câmara, Caé homenageia Clube 28 de Setembro
Diretor Caé assume temporariamente cadeira do vereador Paulo Malerba