Câmara Municipal recebe segunda reunião do Plano Diretor
A segunda audiência o Plano Diretor participativo da Câmara Municipal de Jundiaí acontece nesta quarta-feira (15), à s 19 horas. Será mais uma oportunidade de esclarecimentos a respeito do projeto de lei em análise pela Câmara Municipal e que vai orientar o desenvolvimento na cidade nos próximos 10 anos.
Desde o início dos debates do plano e seu processo participativo, sindicalistas e representantes de diversos movimentos sociais se envolveram nas conversas, oficinas e treinamentos. Afinal, pela primeira vez desde 1969, um Plano Diretor foi construído com a participação da comunidade.
O projeto de lei chegou à Câmara Municipal depois de ser debatido por dois anos e meio, votado no Congresso da Cidade pelos delegados eleitos, e revisado pela equipe de técnicos da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Agora, os vereadores têm até o próximo dia 2 de julho para votar o projeto, talvez a obra mais importante do governo Pedro Bigardi, pois define o caminho da cidade nos próximos anos, além de reordenar o território com base nas leis de preservação ambiental.
Sem a pressão da sociedade, no entanto, há riscos do projeto de lei ser desfigurado durante as discussões na Câmara Municipal. Setores imobiliários pressionam para que o novo Plano Diretor seja mais permissivo a construções e também questionam a forma como o crescimento vem sendo proposto.
Reunidos recentemente no Sindicato dos Metalúrgicos, representantes da Intersindical, organização que reúne os principais sindicatos da cidade e região, concordaram com uma estratégia única de pressão, buscando preservar os ganhos sociais e ambientais do novo Plano Diretor.
Foram diversas reuniões onde o plano foi detalhado.