Chargista e metalúrgico: o trabalho artístico de Trilho César
De personalidade pacata e munido de muita informação e cultura, Paulo César Cid (49), também conhecido como Trilho, é uma das figuras mais emblemáticas da esfera artística na região. Jundiaiense nato e chargista desde sempre, Trilho também é reconhecido por suas belas contribuições artísticas no âmbito sindical. Diversas charges do artista foram publicadas em boletins sindicais, inclusive no do Sindicato dos Metalúrgicos.
A paixão pela arte vem desde a infância. Trilho tem guardado até hoje seus primeiros traços, feitos aos sete anos de idade, em paralelo com a sua alfabetização. “Muitas crianças começam a desenhar e depois de um tempo param. Comigo foi diferente, eu não parei”.
Com o chargista foi tão diferente quem ele mesmo não consegue entender o sentimento artístico. “Que paixão é essa que não faz eu desistir de um sonho de criança?”.
Trilho é um artista eclético. Além das charges, ele é cartunista e faz caricaturas dos mais variados tipos. O chargista também é metalúrgico.
O amor e a admiração pela categoria é gigantesco. Não é para menos, desde de 1989 Trilho elabora charges de conteúdo político, trabalhista e sindical. O artista classifica a metalurgia como uma das principais influências de suas produções.
“O setor metalúrgico tem uma grande história de lutas, tenho muito orgulho disso. A luta sindical, as grandes greves de 1986, os fuzilados da CSN. Tudo isso gerou importantes conquistas e fez dos metalúrgicos uma categoria forte e unida”, declarou.
Trilho encontra nas charges uma forma de se expressar e, ao mesmo tempo, contribuir com a sociedade. “É através das charges que apresento o meu ponto de vista político. No Facebook, por exemplo, as pessoas costumam postar os ‘textões’. Eu vou lá e desenho o que penso. A charge é uma ferramenta de formação política. Ela complementa e facilita o entendimento de um fato”, argumenta.
Exposição
Para quem ainda não conhece as obras de Trilho, até 25 de novembro acontece a Mostra de Caricaturas de Escritores, na Área de Exposição da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, em Jundiaí.
São 30 escritores da literatura universal, representados pelo traço do artista. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. E se você quiser, pode pedir uma caricatura.
Serviço
Mostra de Caricaturas de Escritores – por Trilho César
Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot – Av. Dr. Cavalcante, 396 – Vila Arens (Complexo Argos) – Jundiaí-SP
Aberta até 25 de novembro de 2021
Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30