Coletivos debatem sobre pontos de cultura e políticas públicas
A Secretaria de Cultura de Jundiaí promoveu no último sábado (19), o encontro coletivo sobre pontos de cultura, que teve início à s 15h30, no Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo.
O objetivo era ouvir os coletivos e debater políticas públicas para assim ampliar o acesso à cultura e à s manifestações artísticas.
O evento contou com o debatedor Célio Turino, historiador, escritor e idealizador dos programas “Cultura Viva” e “Pontos de Cultura”. Também estava presente o secretário de cultura Tércio Marinho, que desde os anos 1990 participa de debates de promoção de políticas culturais e públicas.
Turino, que já atua há mais de 30 anos junto à movimentos sociais e culturais, falou um pouco sobre os conceitos dos Pontos de Cultura aos participantes, apresentando uma visão ampla e diversificada do papel da cultura.
Em seu primeiro encontro dos coletivos de Jundiaí, Alison Moura de Oliveira, agente cultural da Casa Colaborativa, viu o quanto é importante a participação em reuniões culturais. “Essa troca de experiência nos confirma o quanto é necessário a coletividade abranger todos os núcleos sociais. Desta forma, aproximamos cada vez mais as pessoas e fomentamos a cultura de cada cidadão, colaborando com seu crescimento social e pessoal, para que consigam viver em sociedade da melhor forma possível. ”
Para encerrar a palestra, Turino tirou as dúvidas propostas pelos coletivos e comunidade, e ainda distribuiu autógrafos no seu livro ”˜”™Ponto de Cultura: O Brasil de Baixo para Cima”.