Debate sobre regulação da mídia reúne ativistas no Sindicato
No último dia 26 o Núcleo de Estudos Adamastor Fernandes (NEAF), em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista e o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé promoveram o debate “O que é Regulamentação da Mídia, Censura ou (Des) Censura?”.
A bancada do Auditório do Sindicato contou com a presença do jornalista e presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges e da educadora e administradora do “Blog da Frà´”, Conceição de Oliveira.
O tema envolveu questões econà´micas, políticas e éticas em torno das mídias no Brasil e mostrou a importância e a necessidade de um projeto de regulação.
“O último projeto nesse sentido é de 1962, antigo demais para as atuais necessidades da nossa comunicação. Isso provocou o surgimento da oligopolização da mídia brasileira”, refletiu Altamiro, elogiando a qualidade das perguntas elaboradas durante o debate.
“à‰ muito bom ter um espaço acolhedor como esse que o Sindicato nos ofereceu para debater grandes assuntos de níveis nacionais”.
Argumentos, dúvidas, esclarecimentos e muito bom humor marcaram as três horas de diálogo, que contou com a presença de estudantes, professores e ativistas.
“Estou muito feliz com a cidade de Jundiaí. à‰ uma galera que me passa esperança de mudanças. à‰ muito importante agregar valor para essa juventude, pois isso fortalece ainda mais as nossas bases”, declarou Conceição.
A diretora do Sindicato, Rose Prado, lembrou da importância do envolvimento da associação em promover parcerias com núcleos culturais.
“A população tem que ter acesso à informação, principalmente quando se trata da mídia. Estamos fazendo utilidade pública e nós, do Sindicato, sempre estaremos abertos para receber ações como essa”, disse.