Deca Metais: Sindicato e trabalhadores reivindicam acordo salarial
A luta pelo fechamento de um acordo salarial na Deca Metais continua. Na tarde desta quarta-feira (2), o Sindicato realizou um ato de conscientização ao lado dos trabalhadores da empresa, reivindicando a aplicação dos 4,77% de reajuste salarial aprovado pela categoria metalúrgica na última data base.
Os sindicalistas criticaram a falta de um posicionamento da empresa sobre as reivindicações do Sindicato e dos trabalhadores em torno das questões salariais. Desde outubro, o Sindicato vem realizando uma série de mobilizações sobre o tema.
“Quando os gestores da empresa reúnem os trabalhadores para pedir a nossa compreensão para fazer horas extras, para trabalhar aos finais de semana, nos vamos e trabalhamos duro. No momento em que pedimos a compreensão deles e reivindicamos a reposição salarial, eles não nos ouvem. Os trabalhadores da Deca Metais merecem respeito, pois são os responsáveis pela riqueza do grupo”, disse o diretor de base William Reis, ao lado da vice-presidente do Sindicato, Rose Prado, e do diretor sindical, Luís Carlos de Oliveira (Lú).
O Sindicato não descarta a possibilidade de realizar novas assembleias na empresa. “Vamos reivindicar o quanto for necessário. O trabalhador da Deca Metais é qualificado, merece ser valorizado. É um trabalhador que manufatura um produto de alta qualidade e merece receber um salário digno ao ponto de poder ter esse produto em casa”, declarou Lú.
Acordo salarial
Devido às dificuldades de negociação com o grupo patronal SIAMFESP, no qual a Deca Metais é protagonista e que há três anos não negocia salários e nem CCT, os sindicalistas estão mobilizando os trabalhadores para evitar uma profunda precarização.