Dia da Consciência Negra: Momento de refletir a respeito do Racismo Estrutural

Neste dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é momento de refletir a respeito da importância desta data e também da necessidade do enfrentamento ao racismo estrutural especialmente no ambiente de trabalho.

Natanael Onofre Matias (Caé), diretor do Sindicato dos Metalúrgicos e integrante do movimento negro, destaca a importância da data e convida a população de Jundiaí e região a participar da Marcha da Consciência Negra, que acontecerá na Praça do Fórum, a partir das 9h.

“Sabemos que o racismo ainda afeta a vida dos negros diariamente, especialmente nas empresas. No setor metalúrgico, por exemplo, vemos que a presença de trabalhadores negros em cargos de liderança é mínima. Isso não se deve à falta de competência, mas a um racismo estrutural que continua a limitar as oportunidades para a população negra”, disse Caé.

Caé: “A mão de obra negra foi e continua sendo fundamental para o crescimento do país”.

A Semana da Consciência Negra no Sindicato teve início com o “Jogo da Igualdade Racial”, no Clube de Campo e que contou com a presença da vereadora Mariana Janeiro, a primeira mulher negra eleita na história da cidade. Para Caé, eventos como esse são fundamentais para promover o debate e conscientizar a sociedade sobre a importância da igualdade racial.

Caé também destacou o papel histórico e econômico da população negra no desenvolvimento do Brasil.

“A mão de obra negra foi e continua sendo fundamental para o crescimento do país. No entanto, o que buscamos é igualdade, nada mais e nada menos. Queremos oportunidades em condições justas, principalmente nos órgãos públicos, onde os negros ainda são minoria”, enfatizou.

A marcha do dia 20 representa uma oportunidade para a comunidade se unir e reforçar a importância de uma sociedade mais justa e igualitária, lembrando as contribuições históricas e a força do movimento negro.
Caé, em nome da diretoria do Sindicato, convida a todos para participarem da manifestação, que simboliza a luta por respeito e por reconhecimento à população negra.

Astra Website Security