DIA DO METALÚRGICO Moldando o metal com as mãos e a consciência na luta
Desde o início, quando a Humanidade aprendeu a dar seus primeiros passos do domínio da Natureza, alguns homens desenvolveram a habilidade de moldar o metal e assim abrir um novo capítulo na história.
Usando o fogo, a força dos braços e a inteligência, esses pioneiros desenharam a civilização.
Hoje, 21 de abril, comemoramos o Dia do Metalúrgico, uma justa homenagem a todos aqueles que, desde o início, se dedicaram a trabalhar o metal em todos seus aspectos.
Na atualidade, ser metalúrgico é desenvolver atividades bem mais amplas do que o moldar o metal, mas a origem de todo trabalho é a mesma.
Em todo o mundo, a classe metalúrgica, por seu trabalho e dedicação, forjou uma consciência da importância do trabalho, da União entre as pessoas e da capacidade humana de transformar.
No Brasil, porém, essa capacidade de moldar o destino extrapolou fábricas e Sindicatos, quando um metalúrgico foi eleito presidente da República, mostrando que é possível para um operário, metalúrgico, chegar ao mais alto cargo do País.
Vivemos tempos difíceis para a Classe Trabalhadora.Vemos direitos serem suprimidos, muitos companheiros desempregados e uma precarização das condições de trabalho.
Mas, é preciso lembrar que, temos em nós, trabalhadores metalúrgicos, a mesma capacidade de moldar o metal e o futuro que sempre esteve conosco.
Ter presente na consciênia de que juntos somos mais fortes.
E essa, mais do que nunca, é a hora de estarmos unidos para construir um futuro melhor para cada um e toda a sociedade brasileira.
Como disse o presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa, é hora da política na porta das fábricas.
“Entendemos que, neste momento, as reivindicações amplas envolvendo as esferas econômica e política precisam ser pautadas com mais frequência nas fábricas”.
Que esse Dia do Metalúrgico seja um marco na história do Brasil. Depende de cada um de nós.