Diretor do Sindicato participa da reunião do G20 Social no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro sedia, a partir desta quinta-feira (14) até sábado (16), o G20 Social, com uma programação diversificada. O G20 Social é uma iniciativa inédita instituída pelo governo brasileiro, que preside o G20 pela primeira vez desde 2008, ano em que o grupo assumiu seu formato atual, reunindo as 19 maiores economias do mundo, a União Européia e, mais recentemente, a União Africana.
O diretor do Sindicato, Luís Carlos de Oliveira — eleito presidente para o mandato de 2024-28 — participa do G20 Social como integrante do Conselho Curador do FGTS, que faz parte do Fórum Interconselhos, um espaço que reúne representantes de conselhos nacionais e entidades da sociedade civil.
“O G20 Social é uma importante inovação, pois possibilita às entidades não governamentais e aos grupos da sociedade civil levarem aos governantes mundiais, através das pautas elaboradas nas discussões, suas demandas globais, possibilitando a criação de políticas para a formação de uma sociedade mais justa, igualitária e menos desigual” disse Luís Carlos.
Em gestões anteriores do G20, a sociedade civil realizava encontros paralelos à programação oficial. Com o G20 Social, essas reuniões foram integradas à agenda organizada pelo Brasil, ampliando o diálogo entre líderes governamentais e a sociedade civil. Estima-se a participação de cerca de 50 mil pessoas, do Brasil e de diversos países.
Pela primeira vez, a presidência brasileira, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, convidou movimentos sociais com ampla atuação nacional para colaborar na construção do evento. A programação dos três dias inclui atividades autogestionadas, propostas por diferentes organizações sociais.
Ao final, será elaborado um documento-síntese do G20 Social, que será entregue aos governos das nações participantes durante a Cúpula dos Líderes do G20, nos dias 18 e 19 de novembro, também no Rio de Janeiro, marcando o encerramento da presidência brasileira no G20.