FGTS vai distribuir lucro: veja quanto você vai receber em 2024

Os trabalhadores brasileiros que possuem contas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) receberão lucro recorde. O FGTS distribuirá 65% do seu lucro, totalizando R$ 15,20 bilhões, para as contas que tinham saldo em 31 de dezembro de 2023. Este é um marco significativo, uma vez que o fundo registrou um lucro recorde de R$ 23,4 bilhões a diferença entre o valor distribuído e o valor total do lucro acontece devido a obrigação do fundo realizar rendimento anual superior ao INPC anual, assim fica uma reserva garantidora de que isso acontecerá até mesmo em situações anuais onde a economia fique estagnada.

Para calcular o valor que cada trabalhador receberá, deve-se multiplicar o saldo disponível na conta em 31 de dezembro de 2023 pelo índice de distribuição de 0,02693258. Por exemplo, um saldo de R$ 1.000 resultará em um crédito adicional de R$ 26,93.

Luís Carlos de Oliveira, diretor do Sindicato e candidato a presidente na Chapa 1, expressou ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que, embora a decisão da ADI 5090 pelo STF não tenha sido retroativa, o que frustou os trabalhadores, ela corrige uma distorção de recuperação do poder econômico do Fundo. O resultado do lucro obtido é positivo para os trabalhadores e ameniza em partes a frustração do trabalhador. Luís Carlos ressaltou que é hora de celebrar, destacando o crescimento do FGTS desde 2023 e a importância desse aumento para a realização dos sonhos dos trabalhadores brasileiros em adquirir sua casa própria, especialmente os mais vulneráveis e os de baixa renda o que demonstra a importância e relevância do FGTS na vida do trabalhador e na diminuição do déficit habitacional.

Os depósitos começam a ser creditados pela Caixa Econômica Federal a partir desta sexta-feira, 9 de agosto de 2024 o prazo final para depósito é dia 31 de agosto de 2024. É importante lembrar que a distribuição dos lucros beneficia tanto contas ativas quanto inativas, e os repasses são proporcionais ao saldo existente no dia 31 de dezembro de 2023. Em 2023, o rendimento do fundo foi de 7,78%, superando a inflação (IPCA) de 4,62%, o que reforça a importância desse lucro adicional para o rendimento final das contas do FGTS.

Essa distribuição representa uma injeção significativa na economia e uma oportunidade para os trabalhadores acumularem um pouco mais de recursos para o futuro, reafirmando o compromisso do governo e das entidades envolvidas com o bem-estar e a estabilidade financeira dos trabalhadores brasileiros além de garantir a sustentabilidade financeira do fundo nos anos futuros.

Acesse aqui a calculadora do FGTS do jornal O Globo aqui e saiba quanto você vai receber.

O diretor Luís Carlos de Oliveira (à esquerda) e secretário de Proteção ao Trabalhador do Ministério do Trabalho e Emprego, Carlos Augusto Simões Gonçalves Junior