Foxconn I: aprovado o acordo de compensação de horas referente à Copa do Mundo
Trabalhadores e trabalhadoras da Foxconn I aprovaram uma alteração no acordo de jornada de trabalho que prevê a compensação de horas durante a Copa do Mundo, que terá início em novembro. A decisão foi tomada em assembleias realizadas ontem (2) com os setores administrativo e produtivo da empresa.
O setor administrativo votou pela proposta que prevê jornada de trabalho normal em 7 de setembro (Dia da Independência do Brasil) para compensar as datas com jogos previstos para às 16h. Nas ocasiões, os trabalhadores serão dispensados às 12h.
No setor produtivo, o 1º turno fará horário de almoço reduzido (30 minutos) nas datas com jogos previstos para às 16h. Os trabalhadores serão dispensados às 14h30 nas ocasiões.
Já o 2º turno produtivo entrará mais cedo (30 minutos) nas datas com jogos marcados para às 16h. Os trabalhadores deste turno vão acompanhar os jogos na empresa.
“O futebol faz parte da cultura do povo, dos trabalhadores. E sim, a Copa do Mundo é uma ocasião especial. A aprovação de um acordo como esse revela que, por meio do diálogo e de adequações, é perfeitamente possível chegar em um denominador que contemple tanto o trabalho quanto o lazer. O maior desafio foi ajustar os horários de fretados dos turnos para que não perdessem os jogos durante o deslocamento”. declarou o diretor Sindical, Luís Carlos de Oliveira (Lú), ao lado da diretora sindical, Rose Prado, e dos diretores de base, Leandro Reis, Andréa Barbosa, Rosemilda Pereira, Ronaldo de Marchi e Luciana da Silva.
Durante a assembleia, os sindicalistas também apresentaram as principais reivindicações dos trabalhadores da Foxconn I e reforçaram o compromisso do Sindicato de cobrar um posicionamento da empresa. Os representantes dos trabalhadores também dialogaram sobre a Campanha Salarial 2022 e pediram a união e mobilização da categoria em torno do tema.