Governo e centrais sindicais retomam diálogo
As Centrais CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central, CTB e CSB se reuniram essa semana, em São Paulo, com os ministros Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência), Carlos Gabas (Previdência) e Manoel Dias (Trabalho) para debater uma nova agenda que inclua itens da Pauta Trabalhista.
Com o encontro, o governo sinalizou o desejo de retomar o diálogo com o movimento sindical, abalado com o agravamento da crise econà´mica e pela adoção de medidas que afetam os direitos trabalhistas.
Juntos, eles definiram a instalação do Fórum Intersetorial de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho, Renda e Previdência, que será constituído por representantes dos trabalhadores, empregadores, aposentados e do governo. A primeira reunião já está marcada para o dia 2 de setembro, em Brasília.
Para Ricardo Patah, presidente da UGT, a efetivação do Fórum “traz um alento”, depois que foram adotadas medidas que não agradaram os dirigentes da classe trabalhadora. Segundo o dirigente, os ministros já sinalizaram que questões como a rotatividade e a informalidade não ficarão fora da mesa de debates.
Com informações da Agência Brasil
Foto: Reprodução