Imposto de Renda: prorrogação do prazo segue em análise
O Senado aprovou na última terça feira (6) o projeto de lei que prorroga o prazo de apresentação da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao exercício de 2021, ano-calendário de 2020. De acordo com o projeto, o último dia para apresentar a declaração passou de 30 de abril para 31 de julho. O projeto foi aprovado com alterações, e, por isso, o texto volta para a Câmara dos Deputados para nova análise.
De acordo com o projeto, não há mudança no cronograma do pagamento da restituição. Assim, o primeiro lote deve ser liberado em 31 de maio de 2021. O que se pretende é dar tempo para os contribuintes conseguirem os documentos necessários à declaração, em um cenário de pandemia, onde os estabelecimentos não têm funcionado normalmente.
No ano passado também houve a prorrogação do prazo para a entrega da declaração. A mudança, contudo, foi feita por meio de instrução normativa da Receita Federal, que passou o prazo final para o dia 30 de junho. O cronograma de restituição permaneceu o mesmo, fazendo com que o primeiro lote fosse liberado em 29 de maio, antes do prazo final de entrega.
Retorno à Câmara
Houve uma alteração em um trecho da proposta votada na Câmara, fixando novos prazos para o pagamento do imposto. Com a alteração, o projeto volta à Câmara, uma vez que ele iniciou sua tramitação naquela Casa e, por isso, ela deve dar a última palavra.
A emenda inserida no projeto prevê o pagamento do imposto com a previsão de parcelamento em seis cotas, devendo a última cota ser encerrada até o fim do ano. De acordo com o relator, a emenda atendeu uma solicitação da equipe econômica do governo.
Imposto de Renda no Sindicato
Metalúrgicos e aposentados podem fazer o Imposto de Renda no Sindicato. O atendimento na Sede é de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h. O aposentado que não tiver o relatório de rendimentos em mãos, basta levar o número do benefício até o Sindicato para que o mesmo seja retirado pela internet.
O Sindicato está seguindo os protocolos de prevenção ao coronavírus. Os contribuintes devem ficar atentos com as medidas de prevenção ao coronavírus:
– Atendimento, com senha, de um número limitado de pessoas em cada departamento
– Uso OBRIGATÓRIO de máscaras
– Higienização das mãos com álcool gel
– Distanciamento de pelo menos 1,5 m entre as pessoas
– Checagem de temperatura corporal no local
Documentos necessários:
– Comprovante de rendimento 2020
– CPF e Título de Eleitor
– Nome e CPF dos dependentes
– Recibos de despesas médicas, planos de saúde, escola e dentista.
Mais informações ligue (11) 4527-3100 (ramal 1).
Fonte: Agência Brasil
Foto de abertura: Foto de abertura: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil