MÊS DA MULHER: uma história de lutas e conquistas
Neste mês, as lutas e conquistas das mulheres são celebradas no mundo todo. A batalha delas contra a desigualdade de gênero é diária, histórica e exemplar.
As mobilizações das mulheres por direitos, oportunidades e liberdade, tiveram início nos século XIX, com a luta pelo sufrágio feminino, ou seja, o direito ao voto.
Na década de 1960, o movimento feminino avançou na luta por ampliação de direitos legais e sociais. Temas como, família, direitos reprodutivos, sexualidade e mercado de trabalho, faziam parte do debate apesar dos tabus impostos pela sociedade da época.
Brasil
As reivindicações por direitos das mulheres no Brasil tiveram início na década de 1920. A educadora, Nísia Floresta, foi uma das pioneiras na luta das mulheres naquele período.
O direito ao voto, a educação e a emancipação feminina estavam entre as reivindicações dos movimentos femininos da época.
Reflexos
Hoje em dia, o movimento feminista vem atuando de forma ampla, pois conta com uma série de segmentos que levam em conta mulheres de diferentes condições financeiras, sociais, etnias e culturas.
É evidente que houve uma evolução na condição da mulher, mas a igualdade de oportunidades ainda não foi alcançada de forma ampla. Por conta disso, muitas mulheres ainda amargam a violência de gênero e a falta de oportunidade profissional.
Por aqui, a luta delas continua!
Foto de abertura: Fernando Frazão /Agência Brasil