Metalúrgicas de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo participam da 2ª Conferência Nacional Metal Mulheres

Para debater o tema “Mulher, Direitos e Sindicalismo”, centenas de trabalhadoras e dirigentes metalúrgicas de todo o país participaram neste sábado, 27 de julho de 2024, da 2ª Conferência Nacional Metal Mulheres da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Metalúrgicos/as).

O Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista enviou uma delegação especial representando as trabalhadoras de toda a região.

“Foi um momento especial, onde pudemos reafirmar nossa luta por igualdade de direitos e oportunidades”, disse a diretora Rose Prado, uma das organizadoras do evento e integrante do Coletivo Metal Mulheres.

A conferência aconteceu na sede da Força Sindical e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, localizada na Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo, das 8h às 16h.

Temas abordados:
– A Mulher Negra Latino-Americana – Misoginia e Discriminação Racial (impactos no trabalho e na vida da trabalhadora)
– Potências Negras
– Igualdade salarial entre mulheres e homens (impactos e resistências)

Primeiro Painel

PALESTRANTES

– Professora Rosângela Hilário – Potências Negras
– Alcielle dos Santos – Potências Negras

MEDIADORAS

Maria Rosângela Lopes, Secretaria da Mulher e Assuntos Relacionados à igualdade de Gênero da CNTM e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Vale do Sapucaí.

Jô Silva, presidente do Sindimont da Baixada Santista.

Segundo Painel

PALESTRANTES

– Dra Priscila Moreto de Paula – vice-coordenadora Nacional da CONALIS-MTP
– Dra Ester Branco – advogada/SP

MEDIADORAS

Andréia Costa, Secretária de Atividades Socioculturais, Esportivas e Recreativas da CNTM e Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.

Rosemary Prado, Secretária de Política para a Diversidade, Inclusão Social e Promoção da Igualdade da CNTM e Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.

Após as palestras e debates, foi aprovado o documento “Mulher, Direitos e Sindicalismo”. O evento também contou com uma feira de economia social e solidária e uma apresentação musical de Vini Lourenço e a banda Filhos do Soul.

Na 2ª Conferência participaram, na abertura, apresentação do histórico do Metal Mulheres e mediação dos debates, os seguintes nomes:

– Miguel Torres, presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes
– Eliseu Silva Costa, presidente da Federação dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo Paulista e Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo
– Maria Rosângela Lopes, Secretária da Mulher e Assuntos Relacionados à Igualdade de Gênero da CNTM e Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Vale do Sapucaí
– Mônica Veloso, vice-presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco
– Vera Cyrino, diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.
– Jô Silva, Presidente do Sindimont da Baixada Santista
– Andréia Costa, Secretária de Atividades Socioculturais, Esportivas e Recreativas da CNTM e Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba
– Rosemary Prado, Secretária de Políticas para a Diversidade, Inclusão Social e Promoção da Igualdade da CNTM e Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí
– Ester Regina Borges, Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes
– Roseli (Guarulhos)
– Teca (Osasco)
– Alessandra (Santa Rita do Sapucaí)

Além das trabalhadoras metalúrgicas e dirigentes sindicais convidados(as) da categoria metalúrgica e outras categorias.