Não sejamos analfabetos políticos
Na festa de 1 º de maio, pedi licença para recitar um poema escrito há mais de 100 anos por Bertold Brecht, que fala sobre o analfabeto político. “Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. (…) Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”
Essas palavras reforçam a importância de participarmos da política. Todos nós. Independentemente da profissão, da idade, da classe social. Participar da política é ter meios de lutar pelos nossos direitos.
Vou dar um exemplo. No ano passado, o diretor Caé foi vereador por três semanas e conseguiu aprovar projetos de lei relacionados aos trabalhadores, inclusive a lei que criou a Semana do Metalúrgico. Isso significa que quando temos alguém que nos represente, temos mais força para lutar pelo que acreditamos.
E falando em Semana do Metalúrgico, quero convidar vocês a participarem dos vários eventos que acontecerão entre os dias 23 e 29/05. Será um momento especial para comemoramos os 70 anos de luta desse Sindicato.
Eliseu Silva Costa
Presidente