Novo gerente executivo do INSS se compromete a restabelecer contato direto com o Movimento Sindical

O novo gerente executivo do INSS em Jundiaí, Daniel Ortigosa, anunciou que retomará o contato direto entre a equipe do INSS local e os sindicatos, visando facilitar a resolução de problemas enfrentados por aposentados e pensionistas.

A solicitação foi feita pelo responsável pelo setor de aposentadorias do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, Irineu Zignani, durante encontro organizado pelo Movimento Sindical Unificado de Jundiaí e Região e a nova gerência executiva do INSS.

O evento aconteceu na quinta-feira (10), no Espaço do Sindicato dos Bancários, em Jundiaí.

Ortigosa também reconheceu o desafio relacionado às perícias médicas, um ponto que afeta diretamente os trabalhadores. O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, Ricardo Zanini, destacou a necessidade de maior atenção a essa questão.

“Você tocou na ferida do INSS”, afirmou Ortigosa, que sugeriu que os sindicatos também contribuam para esclarecer as funções dos trabalhadores, facilitando a identificação dos problemas. “É fundamental analisar tanto a patologia do trabalhador quanto a função que ele desempenha. Nesse processo, o sindicato pode ser um grande aliado”, completou.

Outro ponto discutido no encontro foi o crescente número de fraudes envolvendo empréstimos consignados. Ortigosa destacou que os servidores do INSS estão empenhados em garantir que apenas o INSS tenha a autoridade para alterar a agência de recebimento dos benefícios, pondo fim à prática atual em que os bancos realizam essas mudanças.

“Muitos aposentados, devido à idade avançada e ao desconhecimento das ferramentas digitais, acabam sendo vítimas de golpes, com empréstimos feitos em seus nomes e a transferência da conta de recebimento da aposentadoria para outros bancos”, explicou Ortigosa.

O encontro contou com a presença de representantes do Movimento Sindical Unificado de Jundiaí e Região. Do Sindicato dos Metalúrgicos também estiveram presentes os diretores Luís Carlos de Oliveira (Lú) – presidente eleito para o mandato de 2024-28 – e Wilson Med.

Paulo Mendonça, presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região; Paulo Malerba, presidente do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região; Daniel Ortigosa, gerente executivo do INSS Jundiaí e Fé Juncal, secretária de Finanças da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região