Orientação e paciência são fundamentais para uma boa aposentadoria
Quem foi ao auditório do Sindicato na noite desta segunda-feira (26), teve uma boa aula sobre aposentadoria. O Seminário “Questões sobre Aposentadoria: planejamento, revisão e desaposentação” foi uma ótima oportunidade para entender as regras em vigor.
Os palestrantes foram o advogado do Sindicato, Erazê Sutti, e a advogada Areta da Camara. “Atendo no Sindicato diariamente e sei bem dos conflitos e anseio dos trabalhadores. A luta deles é minha também, por isso decidi, com o Seminário, colaborar com o planejamento da aposentadoria”, disse Sutti.
Primeiro, os advogados deram uma panorama geral sobre o funcionamento do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), o que é, como funciona, quais são os benefícios e de onde vem o dinheiro para custeá-los.
Em seguida, o assunto mais esperado: aposentadoria. Os advogados mostraram quais são as regras atuais da Previdência e explicaram o mais importante: a boa aposentadoria depende de uma série de variáveis, como idade, tempo de contribuição, insalubridade e outras.
As possíveis mudanças nas regras propostas pelo atual governo também foram citadas, como o aumento do período de carência de 15 para 25 anos de recolhimentos ao INSS, a extinção da aposentadoria por tempo de contribuição e a idade mínima de 65 anos (podendo chegar a 70 anos) para homens e mulheres se aposentarem.
Mas, apesar das possíveis mudanças serem prejudiciais aos trabalhadores, a dica dos advogados é ter calma. Por enquanto, valem as regras atuais. “Uma aposentadoria precipitada ou sem os documentos necessários, pode representar uma aposentadoria insuficiente para uma vida digna”, disse Sutti.
Para quem não está satisfeito com a atual aposentadoria, os advogados explicaram que, em alguns casos, existem meios de melhorar a renda, com a revisão ou com a desaposentação, que é a possibilidade de anular a aposentadoria atual e pedir uma nova aposentadoria com as contribuições feitas após a conquista do benefício.
Como o caso de cada trabalhador é único, é preciso ter orientação e paciência para que a aposentadoria seja feita no tempo correto e da melhor maneira possível. E o Sindicato tem um departamento específico para ajudar os trabalhadores neste momento tão importante. No segundo andar da Sede, é possível tirar todas as dúvidas sobre aposentadoria.