SALVE 2016: produções independentes atraem cinéfilos
A Semana do Audiovisual Livre (SALVE) 2016 fez, mais uma vez, a alegria dos cinéfilos de Jundiaí e região. E o Sindicato dos Metalúrgicos não poderia ficar de fora. Na sexta-feira (11) a entidade recebeu a Mostra Universitária e no sábado (12) foi realizada a Mostra Livre, que contou com produções de baixo orçamento.
Os cinéfilos lotaram o CineArte. Foram exibidas obras com temas marcantes envolvendo política, sociedade e cultura. Responsável pela direção do curta “Enquadro”, que foi exibido no sábado, Lincoln Péricles, participou de uma longa conversa com os cinéfilos após a exibição. “à‰ essencial existir eventos com esse formato que valorizem a produção independente, pois aqui surge um olhar diferenciado. E debater sobre esses assuntos é mais bacana ainda”, disse.
O diretor do curta “Abençoe Esses Olhos Cansados”, Guilherme Sai, também marcou presença na sessão. “à‰ muito gratificante poder participar de uma iniciativa como essa, ainda mais com sala cheia. Isso só mostra o quanto o cinema independente está sendo valorizado e mostrando para as pessoas que é possível elaborar boas produções com pouco dinheiro”, argumentou.
Para a diretora sindical Rose Prado, é fundamental que o Sindicato esteja envolvido em atividades sociais e culturais. “As ações devem ir além das portas das fábricas. O trabalho realizado pela SALVE é notório e faz a diferença na vida das pessoas, e é isso que o Sindicato busca. Nós sempre apoiaremos ações que promovem om progresso e a cidadania”, disse.