Sindicalistas buscam diálogo em defesa dos direitos
Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo
Na última terça-feira (26), um grupo de sindicalistas participou de audiências com o secretário de Previdência Social e Trabalho, Rogério Marinho, e com o presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), João Batista Brito Pereira.
A intenção do grupo foi abrir um canal de diálogo, com o objetivo de buscar avanços para a classe trabalhadora. Os sindicalistas abordaram diversos assuntos, como a reforma da Previdência e os impactos da reforma trabalhista nos direitos da classe trabalhadora e na estrutura sindical.
Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEDMETALSP), marcou presença na reunião. “Estamos apresentando o nosso ponto de vista sobre a conjuntura atual, temos que fazer de tudo para garantir a integridade dos trabalhadores”.
Ao se referir à integridade, Silva Costa explica especificamente sobre a reforma da Previdência, que é preciso que a classe fique atenta aos pontos que afetam diretamente a vida dos que mais necessitam. O presidente ressalta as mudanças que poderão ocorrer com FGTS para quem se aposentar e decidir continuar trabalhando. A nova regra propõe que estes trabalhadores deixem de ter direito a receber multa de 40% do saldo do FGTS quando for demitido sem justa causa.
“à‰ um ponto que precisamos debater, pois se trata de um direito e da integridade do trabalhador. à‰ preciso entender que 40% é uma perca muito grande para um trabalhador, que por muitas vezes busca investir em algo ou até mesmo abrir um negócio próprio ao se aposentar”, disse o presidente.