Sindicato faz palestra para alunos do curso de RH da UNIFACCAMP

Representando o Sindicato dos Metalúrgicos, o diretor sindical, Wilson Ribeiro (Med), palestrou sobre “Estrutura e Atuação do Movimento Sindical” na UNIFACCAMP, em Campo Limpo Paulista, na noite de ontem (30). 

Convidado pelo professor e advogado, Dr. Olin Hendrick Brambilla, que leciona a disciplina de Relações Trabalhistas e Sindicalismo do curso de Recursos Humanos, Med apresentou ao alunos as principais características dos trabalhos realizados pelo Sindicato nas esferas jurídica, trabalhista e de bem estar e lazer. 

Med distribuiu informativos do Sindicato para alunos e alunas.

O diretor sindical também apontou detalhes sobre o funcionamento da estrutura sindical, da atuação das confederações e federações até o modo de organização das diretorias executiva e de base dentro dos sindicatos. 

Sindicalização, aplicação de programas de PLR/PPR, ações em defesa dos direitos trabalhistas, negociação coletiva e Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), também estiveram entre os temas apresentados durante a palestra. 

Wilson Ribeiro (Med) explicou o modo de atuação do Sindicato dentro da estrutura trabalhista atual

“É de extrema importância destacar que a maior parte dos direitos previstos nas Convenções Coletivas são frutos de mobilizações e greves realizadas por trabalhadores e sindicatos ao longo da história. Atualmente, os sindicatos estão enfrentando os impactos perversos das contrarreformas trabalhista e da previdência. No caso da categoria metalúrgica, que possui uma influência gigantesca em termos econômicos, está sendo possível desviar das ofensivas do setor patronal por conta das intervenções dos trabalhadores em defesa da Convenção Coletiva”, explicou o Med.  

Para o professor e advogado, Dr. Olin Hendrick Brambilla, em tempos de polarização o diálogo é primordial.

O diretor sindical entende que o diálogo com estudantes de Recursos Humanos é essencial e abre margem para um horizonte mais progressista em termos de atuação. “É muito importante dialogar sobre sindicalismo com estudantes, pois as entidades sindicais exercem uma função social de profunda relevância em nossa sociedade. O nosso objetivo, enquanto representantes de uma categoria, é promover a dignidade, a igualdade e qualidade de vida e de trabalho”, destacou. 

Brambilla argumenta que a participação de um sindicalista numa atividade universitária “reflete a necessidade de uma desconstrução de um diálogo negativo sobre sindicatos por conta dos tempos de polarização”. 

“Entendo que a melhor forma de construir uma ponte, um diálogo saudável, é justamente mostrar o outro lado da negociação. E ninguém melhor que um sindicalista para apresentar isso”, disse o professor. 

 

 

 

Astra Website Security