Sindicato garante a participação de trabalhador na eleição da CIPA
O Sindicato garantiu ao metalúrgico da KSB Jundiaí, Edson Lúcio Maia, o direito de participar do processo eleitoral da CIPA durante o período em que esteve afastado. Maia foi eleito no início de março.
Atuando no setor de montagem há 20 anos, o metalúrgico, inicialmente, foi impedido de se candidatar pela CIPA. À época, a KSB argumentou que Maia não poderia fazer parte do processo por estar afastado em decorrência da falta do calçado adequado (EPI) para portador de diabetes, que deveria ser fornecido pela própria empresa.
“Entrei em contato com o Sindicato para saber mais sobre essa questão. Fui informado que poderia me candidatar”, disse o metalúrgico.
Os diretores sindicais entraram em contato com a empresa e, paralelamente, acionaram o departamento jurídico do Sindicato para ganhar tempo. Com isso, teve ingresso uma ação na Justiça do Trabalho que garantiu o direito de Maia se candidatar à CIPA.
A KSB forneceu o calçado adequado para Maia, que já retornou às atividades.
“Pela ação judicial, conseguimos liminar da Justiça para que ele pudesse participar das eleições. Em virtude disso, a empresa também passou a respeitar a determinação médica e providenciou o EPI adequado”, apontou o advogado do Sindicato, Dr. Erazê Sutti.
Não há impedimento legal para trabalhador afastado por doença para os processos eleitorais da CIPA. Sendo assim, faça valer o seu direito. Conte com o Sindicato!