Sindicatos e entidades sociais recebem prestação de contas
Com o intuito de promover transparência para os munícipes, na tarde de ontem (7) o prefeito Pedro Bigardi recebeu, no auditório do Paço Municipal, representantes de entidades sindicais e sociais para apresentar o programa de Prestação de Contas do Plano de Metas referente à gestão 2013/2015. O Programa de Metas é uma ação que foi instituída pela emenda à lei orgânica n ° 55, de julho de 2012.
O prefeito iniciou a reunião apresentando um panorama geral do que foi e do que está sendo feito no município até o momento. Os dados apresentados revelaram que 52% das metas foram concluídas, 40% estão em andamento e os 8% restantes estão em fase inicial.
O setor de saúde teve uma atenção especial. Bigardi falou sobre a criação das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas; reformas e ampliações em 14 unidades do sistema de Unidade Básica de Saúde (UBS); a criação da Farmácia Central; e destacou o Pronto Atendimento (P.A.) da Ponte São João, que realizou 333 mil atendimentos no ano de 2015 . O Hospital São Vicente, referência em atendimento na região, também recebeu diversas melhorias.
Na educação, foram entregues 32 mil kits de material escolar e 27 mil kits de uniforme escolar completo. Segundo o prefeito, o fornecimento foi fundamental para a melhoria da educação de base em Jundiaí. “O material oferecido é de alta qualidade, os profissionais da área sabem o quanto é importante manter uma ação como essa”, declarou. Bigardi também falou sobre as 46 escolas que foram reformadas e ampliadas, bem como a criação de mais quatro. O município teve 332 professores efetivados, 2.600 novas vagas criadas em creches e merenda de qualidade.
O prefeito também falou sobre melhorias na mobilidade urbana. Neste assunto, a criação do Bilhete àšnico e o Domingo Feliz foram destacados, bem como o projeto do BRT, sistema que irá interligar os terminais Colà´nia e Central por meio de uma rede de viadutos. As ações de mobilidade urbana promovidas pela gestão foram elogiadas pelo presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa. “São sistemas que facilitam a mobilidade dos trabalhadores. Não tenho dúvidas que isso contribuirá muito com o desenvolvimento sustentável do município”, declarou.
Programas de habitações, que contemplaram moradores de bairros como Vila Ana, Jardim Novo Horizonte e Jardim São Camilo, receberam elogios do secretário geral do Sindicato Natanael Onofre Matias (Caé). “Cresci no São Camilo, um bairro de trabalhadores que infelizmente sofre preconceitos. Parabenizo o prefeito pelo fato de ter realizado ações para melhorar a vida de todos os trabalhadores que lá estão”, disse.
Bigardi finalizou o encontro apresentando indicadores econà´micos e sociais. A cidade de Jundiaí ocupa o 2 ° colocado em desenvolvimento social; o 9 ° de melhor desenvolvimento econà´mico; e 14 ° colocado em realização de negócios. “Não podemos esquecer que o nosso município, em prestação de serviços, subiu do 9 ° para o 7 ° colocado”, comemorou o prefeito.