Uma mensagem para as mães metalúrgicas
A vida das mulheres é repleta de desafios diários. Além da rotina de trabalho, elas batem de frente contra os preconceitos, tabus e as dezenas de desigualdades envolvendo a questão de gênero. Todo esse enfrentamento diário fortalece, não é à toa que as mulheres conquistaram diversos espaços, inclusive a metalurgia, uma categoria historicamente masculina.
Muitas companheiras que estão firmes nas empresas são mães, arrimo de família. Com muito amor, determinação e disciplina, essas mães de punhos de aço não poupam esforços para contribuir coletivamente com o setor metalúrgico. A história nos revela.
Atualmente, nas indústrias de eletroeletrônicos, por exemplo, aproximadamente 70% dos cargos são ocupados por mulheres. Na convenção coletiva, entre as diversas cláusulas exclusivas para nós, temos a licença maternidade de seis meses, dois meses a mais do que está previsto na CLT. Podemos dizer que essa conquista foi reflexo de muito luta e, principalmente, de muito amor, afinal, a maternidade é um dom único, especial, radiante e que dá energia em qualquer situação.
Para todas as mães metalúrgicas oferecemos essas palavras. Continuem firmes nas lutas, dentro e fora das fábricas. Que todo esse sentimento de bondade e compaixão seja compartilhado com os nossos filhos e por todas as gerações.
Mãe é sinônimo de amor!
Mãe é sinônimo de luta!
Mãe é sinônimo de conquista!
Feliz Dia das Mães para todas as mães metalúrgicas e para todas as mães de metalúrgicas e metalúrgicos.
Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista