VÍDEO: presidente dos EUA se posiciona a favor dos sindicatos
Em comunicado, o presidente dos EUA, Joe Biden, defendeu a atuação das entidades sindicais afirmando que são elas as responsáveis por dar poder e proteção aos trabalhadores. O discurso de Biden ocorre após a Câmara dos Deputados dos EUA aprovar uma lei que aumenta o poder de influência e organização dos sindicatos do país.
“Os Estados Unidos não foram construídos por Wall Street, foram construídos pela classe trabalhadora, e os sindicatos construíram a classe trabalhadora. Os sindicatos colocaram poder na mão dos trabalhadores. Eles nivelam o jogo”, declarou Biden.
O democrata também destacou a importância do sindicalismo na defesa da classe trabalhadora e dos grupos considerados minoritários.
No fim deste mês, 6 mil trabalhadores de um armazém da Amazon, em Bessemer, no Alabama, devem anunciar a decisão sobre a criação de um sindicato para negociar melhores condições com a empresa.
Os trabalhadores têm se revoltado pelo ritmo intenso de trabalho e criticam os protocolos adotados pela Amazon durante a pandemia.
“Deixe-me ser muito claro: não cabe a mim decidir se alguém deve ser sindicalizado. Mas me deixe ser ainda mais claro: também não cabe ao empregador decidir isso. A decisão de se sindicalizar é dos trabalhadores”, ressaltou o democrata.
Assista o discurso de Joe Biden: